Duas explosões foram relatadas na fábrica da Arkema em Crosby, no Texas,após inundação provocada por furacão Harvey.

As explosões vieram menos de 24 horas depois que o presidente-executivo da América disse que a empresa não tinha meios de impedir que os produtos químicos pegassem fogo ou explodissem após inundações pesadas que atingiu a região.

Nove pessoas procuraram atendimento médico por precaução após ter inalado a fumaça vinda da empresa Arkema, que trabalha com produtos químicos.

A planta de Arkema em Crosby, Texas (aproximadamente 25 milhas a nordeste de Houston) produz peróxidos orgânicos usados ​​para produzir plástico. Os compostos são conhecidos por serem explosivos . Em meio ao dilúvio de Harvey, Arkema perdeu o poder, deixando os produtos químicos não refrigerados e propensos a se tornarem voláteis ao aquecerem.

Uma densa coluna de fumaça negra pode ser vista saindo das instalações após as duas explosões. Por precaução, funcionários e pessoas que moram em raio de 2,4 km da empresa já tinham sido removidos da área após a passagem do furacão Harvey, que provocou fortes chuvas na região.

Em um comunicado emitido em 30 de agosto de 2017, Rich Rowe, presidente e CEO da Arkema Inc, disse: “Na Crosby, nos preparamos para o pior dos casos. Tínhamos planos de contingência redundantes no local. Neste momento, temos uma inundação sem precedentes de seis pés na planta. Perdemos o poder primário e duas fontes de energia de backup de emergência. Como resultado, perdemos a refrigeração crítica dos materiais no local que agora poderiam explodir e causar um fogo intenso subseqüente.A grande quantidade de água e a falta de poder, nos deixam sem como evitar isso “.

Esta é uma visão da planta perto do portão da frente:

Resultado de imagem para Arkema
A planta da fabrica de peróxidos orgânicos líquidos que são utilizados na produção de inúmeros produtos, incluindo resinas plásticas, polipropileno, PVC e resinas acrílicas.

A fábrica foi multada em cerca de US $ 110.000 em fevereiro pela Administração de Segurança e Saúde do Trabalho em mais de 10 violações de segurança, informou a Associated Press. Outras plantas químicas, incluindo refinarias de petróleo múltiplas, também enfrentaram vazamentos químicos na vigília de Harvey . De acordo com registros relatados com a Comissão de Texas na qualidade ambiental, mais de dois milhões de libras de produtos químicos perigosos foram liberados no ar.

“Os peróxidos orgânicos são extremamente inflamáeis e, conforme acordado com as autoridades locais, o melhor curso de ação é deixá-los pegar fogo”, afirmou a empresa. As ações da companhia francesa caíram 2,3% nesta quinta-feira (31).

Arkema confirmou na quinta-feira de manhã que foi informado sobre as explosões pela operação de emergência local , Harris County Emergency Operations Center.

Em uma declaração, a empresa disse que as explosões foram relatadas às 2 da manhã, hora local (CDT) e uma zona de evacuação de 1,5 milhas permanece em vigor em torno da planta. Os serviços de polícia e de incêndio também impuseram uma zona de exclusão aérea na área, que se estende aos drones.

O fluxo de fumaça da instalação irritou os olhos e as gargantas de mais de uma dúzia de agentes da lei perto da cena, o xerife do condado Harris Ed Gonzalez disse à NBC .

“É basicamente como ficar sobre uma churrascaria ou algo assim, onde você fuma nos seus olhos”, disse ele.

Furacão Harvey

 

O número de mortos com a passagem do furacão Harvey subiu para 35 nesta quinta e cerca de 32 mil pessoas tiveram que ir para abrigos, de acordo com a agência Reuters.

Resultado de imagem para furacao harvey
Harvey é elevado à categoria 4

Harvey, que chegou ao Textas na sexta-feira como o furacão mais forte a atingir o estado em mais de 50 anos, perdeu força. A tempestade tropical foi para o Golfo do México e voltou a tocar o solo na quarta-feira (30), em Cameron, na Lousiana.

Resultado de imagem para furacao harvey
Passagem do furacão Harvey

O prejuízo foi estimado em dezenas de bilhões de dólares, fazendo da tempestade um dos desastres naturais mais custosos da história dos Estados Unidos.

Resultado de imagem para furacao harvey
Google

Todos os residentes dentro de um raio de 1,5 milhas da fábrica de Crosby foram evacuados antes das explosões do dia 31 de agosto.

Deixe uma resposta