O maior caminhão-guindaste do mundo

LIEBHERR LTM 11200/9.1 ano 2011 – Capacidade maxima de carga: 1200 toneladas com raio de 2.5 metros – Preço: US$ 10 milhões

A Liebherr LTM 11200-9,1 é o mais poderoso guindaste móvel no mundo e também a mais longa grua telescópica do mundo. É fabricado pela empresa alemã Liebherr, em Ehingen.Segundo o fabricante, o guindaste pode levantar 106 toneladas de carga em 80 metros de altura em um raio de 12 metros.

A capacidade máxima de carga é de 1200 toneladas a uma distância de 2,5 metros a partir do eixo de rotação e 202 toneladas de lastro. O guindaste é equipado com quatro suportes hidráulicos telescópicos que são apoiados no chão para garantir sua estabilidade. A grua móvel pesa 108 toneladas, possui 3 metros de largura, 20 metros de comprimento fechada.

Mundo Engenharia
Liebherr LTM 11200-9.1

Oficialmente, este guindaste foi apresentado em abril de 2007, na Bauma de Munique, feira mundial de comércio de máquinas de construção. Os eixos possuem um sistema, onde todos os pneus giram e o guindaste pode virar facilmente em um lugar apertado. O chassi tem 9 eixos com um eixo traseiro recém-desenvolvido. A direção é um sistema de direção hidráulica de dois circuit- ZF Friedrichshafen (ZF). A suspensão hidro-pneumática ocorre e é equipado com um controle de nível automático. Os eixos são todos individualmente equipados com pneus de tamanho 25 R 14,00.

Dados técnicos

Capacidade máxima de carga no alcance
1.200 t num raio de 2,5 m
Lança telescópica
18,3 m – 100 m
Jib treliçado
6,5 m – 126 m
Motor do veículo / potência
Liebherr, 8-cilindros-Turbo-Diesel, 500 kW
Motor do guindaste / potência
Liebherr, 6-cilindros-Turbo-Diesel, 240 kW
Acionamento/direção
18 x 8 x 18
Velocidade de trânsito
75 km/h
Peso operacional
108 t
Contrapeso total
202 t

O LTM 11200-9.1 é o guindaste móvel sobre pneus telescópico mais possante no mercado e oferece mundialmente a maior lança telescópica. A lança com 8 elementos é estendida de forma totalmente automática até o comprimento desejado e travada por pino. Adicionalmente há diversos prolongamentos treliçados disponíveis. Consideráveis incrementos na capacidade de carga são possibilitados pelo estaiamento “Y” da lança telescópica. No chassis de 9 eixos está integrada a direção ativa do eixo traseiro, em dependência da velocidade, desenvolvida por Liebherr. Freios a disco proporcionam maior segurança e economia.

A unidade de transporte é efetuado por um motor a diesel desenvolvido e construído pela Liebherr de 8 cilindros com turbo-compressor (tipo: DB9508 A7). A potência do motor é transferida para a unidade da grua através de bombas diesel-hidráulicas de pistões axiais para levantar, girar e ajustar a lança telescópica. O boom é composto por oito partes, que são automaticamente prorrogados para o comprimento necessário. Além disso,o procedimento dos segmentos telescópicos ocorre automaticamente. Além da lança telescópica, pode ser adicionada estrutura treliçada, que aumenta ainda o comprimento total, podendo chegar a 195 metros de altura.

Deixe uma resposta