Teste da Bosch é capaz de diagnosticar simultaneamente além da Covid-19 nove outras doenças respiratórias, incluindo influenza A e B.
Os engenheiros da Bosch Healthcare Solutions na Alemanha desenvolveram um teste para Covid-19 que alega ter um resultado confiável em menos de duas horas e meia. Aponta-se que o teste, que foi desenvolvido em colaboração com a empresa de tecnologia médica da Irlanda do Norte Randox Laboratories, poderia ser uma ferramenta essencial para conter a propagação do vírus. “O teste rápido COVID-19 da Bosch ajudará a conter a propagação da pandemia e a romper a cadeia de transmissão mais rapidamente”, disse o CEO da Bosch, Dr. Volkmar Denner.
O teste elimina potencialmente a necessidade de transportar amostras e pode permitir que indivíduos infectados sejam identificados e isolados imediatamente. Também é capaz de diagnosticar simultaneamente nove outras doenças respiratórias, incluindo influenza A e B, poupando assim aos médicos o tempo adicional necessário para novos exames.
O teste foi desenvolvido para ser executado no dispositivo Vivalytic da Bosch, uma plataforma automatizada baseada em cartuchos para diagnóstico em laboratório molecular, projetada para testar várias amostras com uma variedade de métodos analíticos.
“Vírus, bactérias e fungos são uma ameaça constante à nossa saúde. Quando ocorre uma infecção, a causa da doença deve ser identificada o mais rápido possível. Nos diagnósticos moleculares, isso é feito com a informação genética do patógeno, que revela se uma determinada amostra de paciente contém o DNA ou o RNA de certos patógenos. É assim que a Bosch Vivalytic é capaz de detectar simultaneamente patógenos únicos ou múltiplos em uma amostra de paciente.”
Em vários testes de laboratório com SARS-CoV-2 (o nome do vírus responsável pela doença Covid-19), o teste da Bosch forneceu resultados com uma precisão de mais de 95%. O teste rápido atende aos padrões de qualidade da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Durante o teste, uma amostra é retirada do nariz ou da garganta do paciente usando um cotonete. Em seguida, o cartucho, que já contém todos os reagentes necessários para o teste, é inserido no dispositivo Vivalytic para análise. O analisador pode executar até dez testes no espaço de 24 horas. Isso significa que são necessários apenas 100 dispositivos para avaliar até 1.000 testes por dia.
Segundo um comunicado, os cartuchos de teste que incluem o SARS-CoV-2 e nove outros patógenos estarão disponíveis na Alemanha a partir de abril, em seguida deve ser disponibilizado na Europa, não tem previsão de chaga ao Brasil.