O Sikorsky UH-60 Black Hawk é um helicóptero de dois motores e quatro hélices, fabricado pela Sikorsky Aircraft. A Sikorsky submeteu a ideia do S-70 para o Exército dos Estados Unidos, como parte de um novo sistema de aeronave utilitária de transporte (chamado UTTAS), em 1972. O exército designou o primeiro protótipo de YUH-60A e selecionou o Black Hawk como vencedor do programa de novos helicópteros em 1976, ao vencer o Boeing Vertol YUH-61.
Nomeado em honra ao líder nativo-americano Black Hawk, o UH-60A entrou no serviço ativo nas forças armadas dos Estados Unidos em 1979, substituindo o Bell UH-1 Iroquois como o novo helicóptero de transporte tático do exército. Com os novos desenvolvimentos tecnológicos no ramo da computação e eletrônica, o UH-60 foi mantido constantemente atualizado e várias variantes foram produzidas.
Modelos superiores, como o UH-60L e o UH-60M foram desenvolvidos para o exército americano, enquanto versões novas foram produzidas para a marinha (o SH-60), força aérea e Guarda Costeira. Além do seu uso pelo exército americano, o UH-60 e suas variantes foram exportados para outros 28 países.

Black Hawks foram empregados em vários conflitos armados, como em Granada, Panamá, Guerra ao Terror (Iraque, Síria e Afeganistão), Guerra Civil da Somália (notoriamente na Batalha de Mogadíscio), nos Bálcãs e outros lugares, na África e Oriente Médio.
Veja Também:
Durante os últimos 40 anos, esta aeronave notável conseguiu entrar e sair de inúmeras zonas de combate para entregar e extrair tropas, salvar vidas como MEDEVAC ou plataforma de evacuação de vítimas, fornecendo suprimentos críticos para as tropas, entregando suprimentos de emergência durante desastres naturais e atuaando como bombeiro aéreo e patrulheiro de fronteira.
Veja um video do canal AutoNewsTV:
Agora, a variante moderna deste avião utilitário está assumindo um novo conjunto de missões – como um helicóptero armado para suprimir o incêndio ao apoiar tropas terrestres, bem como escolta armada. Com aviônicos digitais, poderosos motores GE, estruturas de alta resistência e pás de rotor de acordes amplos compostos, a plataforma BLACK HAWK de hoje tem melhor capacidade de sobrevivência e conhecimento da situação e pode voar mais alto e transportar mais do que seus antecessores jamais fizeram.

Mais de 4.000 aeronaves BLACK HAWK de todos os tipos estão em serviço hoje em todo o mundo. O Exército dos EUA é o maior operador com 2.135 aeronaves H-60 designadas. A mesma aeronave vendida internacionalmente diretamente da Sikorsky adquire a designação S-70.
Recursos de missões BLACK HAWK
A 9.979 kg / 22.000 lbs. máx. de peso bruto, a versão utilitária do helicóptero BLACK HAWK transporta 12 soldados totalmente equipados e sentados. Dentro dos seguintes conjuntos de missões, a Sikorsky pode personalizar ainda mais os requisitos específicos.

Como empresa da Lockheed Martin, a Sikorsky agora pode oferecer aos clientes internacionais, por meio da venda comercial direta, um helicóptero BLACK HAWK integrado a armas, foguetes e mísseis.

As soluções armadas são escalonáveis - desde a tripulação servida às armas de porta até um sistema de armas totalmente integrado, controlado a partir do cockpit por qualquer piloto. As configurações personalizadas de acordo com as preferências do cliente permitem que a aeronave forneça supressão de incêndio, suporte a tropas terrestres, torne-se uma escolta armada ou realize missões de assalto armado.
1 comentário
Pingback: Bunkers: abrigo subterrâneo para catástrofes, pandemias e guerras - Mundo Engenharia