A empresa Virgin Galactic estaria finalizando os preparativos para poder efetuar no final do ano os primeiros voos turísticos suborbitais ao espaço.
A nave espacial da Virgin Galactic, VSS Unity, pousou no deserto do Novo México na sexta-feira, marcando seu primeiro voo planador do Spaceport America enquanto a empresa se move para operações comerciais.
A empresa anunciou o voo nas mídias sociais e compartilhou fotos da aeronave na pista e os membros da tripulação estavam muito distantes em torno do avião especial que transporta a espaçonave menor para grandes altitudes.
SpaceShipTwo Unity completes a runway landing at Spaceport America, New Mexico finishing its first free flight in New Mexico airspace. pic.twitter.com/iJ1sD1cAmW
— Virgin Galactic (@virgingalactic) May 1, 2020
Depois de anos de desenvolvimento e testes no Mojave Air & Space Port em Mojave, Califórnia, a Virgin Galactic está perto de iniciar operações reais em seu terminal e hangar futuristas no sul do Novo México. A empresa ainda não definiu uma data para os primeiros voos comerciais, mas disse que espera fazê-lo em 2020.
É necessário um pequeno número de vôos de teste antes que a Virgin Galactic possa levar os clientes pagantes em passeios de emoção supersônicos aos confins do espaço, para experimentar alguns minutos de ausência de peso e uma vista da Terra abaixo. Os vôos suborbitais atingirão uma altitude de pelo menos 80 milhas (80,5 quilômetros) antes da nave espacial planar para um pouso.
Voo suborbital é um voo espacial em que a nave atinge o espaço, mas sua trajetória cruza a atmosfera, ou superfície do corpo gravitacional do qual foi lançado, de modo que não efetua uma rotação orbital completa.
A companhia considerou o voo da última sexta-feira uma grande conquista que está em andamento desde que a espaçonave e o avião transportador se mudaram para o Novo México em fevereiro.
O voo proporcionou a primeira oportunidade de testar todos os componentes necessários para pilotar a aeronave e a nave espacial em configuração de planeio a partir de sua nova base. Os oficiais agora revisarão os dados coletados durante o exercício para que possam se preparar para o próximo voo de teste.
A nave espacial alcançou uma velocidade de deslizamento de Mach 0,70 enquanto os pilotos realizavam uma série de manobras para verificar o manuseio e a aerodinâmica e para se familiarizar com o espaço aéreo do Novo México.
O CEO da Virgin Galactic, George Whitesides, parabenizou sua equipe por alcançar o marco, especialmente em tempos tão difíceis.
“Sou grato pelo compromisso demonstrado por todos os envolvidos, não apenas em ajudar nos esforços de assistência no Novo México e na Califórnia, mas também pela dedicação e criatividade que nos permitirão continuar com segurança em direção ao nosso objetivo de lançamento comercial”, afirmou. disse.
Enquanto muitos funcionários trabalham remotamente durante a pandemia, os membros da equipe da Virgin Galactic têm ajudado nos esforços de ajuda. Eles doaram refeições, máscaras, luvas e outros suprimentos médicos para comunidades e hospitais no Novo México e na Califórnia.
A empresa também fez doações de mais de US $ 60.000 no Novo México e está trabalhando no desenvolvimento de capuzes de oxigênio que podem potencialmente ajudar os pacientes com COVID-19.
“Estamos adotando uma estratégia totalmente prática aqui onde realmente estamos tentando ajudar onde pudermos”, disse Whitesides.
A Virgin Galactic tornou-se pública na Bolsa de Nova York no outono passado. Os funcionários da empresa estão se preparando para divulgar seus resultados do primeiro trimestre na terça-feira.
Mais de 600 clientes de todo o mundo fizeram depósitos para voos e cerca de 8.000 reservas de juros foram feitas desde o bem-sucedido voo de teste para o espaço em dezembro de 2018. Os funcionários da empresa esperam que esse interesse ultrapasse a capacidade da empresa para voos nos próximos poucos anos.
Virgin Galactic no espaço pela primeira vez:
Os assentos iniciais foram vendidos a US $ 250.000 cada. Aqueles que desejam registrar juros on-line estão pagando um depósito totalmente reembolsável de US $ 1.000.
Créditos do Texto com adaptações: Phys.org