Levantamento do órgão é de que a produção de grãos chegue a 247 milhões de toneladas em 2020
A safra nacional de grãos deve bater novo recorde e chegar a 247 milhões de toneladas em 2020, segundo a estimativa de abril do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse total corresponde a um aumento de 2,3% na comparação com a colheita de 2019, uma diferença de 5,5 milhões de toneladas.
Segundo o IBGE, o aumento na comparação anual deve-se, principalmente, ao crescimento da estimativa de 6,7% para a soja (mais 121 milhões de toneladas) e de 3,5% para o arroz (mais 10,6 milhões de toneladas).
- Agropecuária – Valor da produção brasileira é a maior dos últimos 31 anos
-
Brasil trabalha no desenvolvimento de teste para detectar coronavírus em um minuto
O estado de Mato Grosso deve seguir como o maior produtor nacional de soja, com previsão de responder por 28,7% do volume do grão a ser produzido no País este ano, um volume estimado de 34,7 milhões de toneladas.
O Paraná aparece como o segundo maior produtor do grão, mesmo registrando decréscimo de 0,3%, ao final da colheita da primeira safra. A produção no estado deve alcançar 20,7 milhões de toneladas este ano, novo recorde.
“O clima beneficiou bastante a soja, com a exceção do Rio Grande do Sul. Além disso, como os preços da soja estão bons, os produtores ampliaram a área de plantio”, disse o pesquisador. “Por outro lado, o Rio Grande do Sul teve uma boa safra de arroz, o que elevou as estimativas de produção para este ano”, afirma o analista agropecuário do IBGE, Carlos Antônio Barradas.
Levantamento da Conab confirma recorde de 250 toneladas
O levantamento da Safra 2019/2020 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), também divulgado, nesta terça-feira (12), reforça a previsão dada pelo IBGE. A estimativa do órgão é de que o volume da produção de grãos no país seja de 250,9 milhões de toneladas, 3,6% ou 8,8 milhões de toneladas superior ao colhido em 2018/19.
A Conab ressaltou que apesar do impacto causado pelos problemas climáticos na Região Sul sobre a produtividade de soja e milho, a produção de soja do País está estimada em 120,3 milhões de toneladas, um ganho de 4,6% em relação à safra 2018/19. Já a de milho deverá ser de 102,3 milhões de toneladas.