O gradil é um tipo de grade simples e de fácil instalação. Com ele, é possível cercar espaços como piscinas, jardins, quadras, parquinhos infantis e outros.
Por serem modulares, os gradis permitem o cercamento de grandes áreas – basta encaixá-los lado a lado. Para facilitar a rotina, é possível instalar um belo portão entre os módulos, que dê acesso às áreas cercadas. O ideal é que a porta tenha o mesmo material da grade, para garantir uma estrutura harmônica e contínua.
No geral, as peças de gradil são feitas de aço pintado na cor verde. Por ser geralmente instalado em ambientes com plantas, árvores e grama, o gradil verde se apropria bem do espaço, combinando com a aura de contato com a natureza.
O gradil pode ser fincado na terra ou fixado em pisos de concreto, madeira, azulejo e outros. Eles existem em diferentes tamanhos, alturas, designs e espessuras. Alguns modelos são feitos de metal galvanizado, para que sejam resistentes a umidades, maresias e às incidências de raios solares. O metal galvanizado é assim chamado por receber um revestimento de zinco, que garante durabilidade e resistência ao material.
Os modelos de 2,5m ou mais de altura são indicados para quadras de esportes ou ambientes que exigem maior segurança – pois impedem a livre entrada de pessoas. Já para decorações discretas de jardim, os modelos de até 1m de altura são os mais indicados. Eles são ótimos para criar ambientes bem divididos, como para o cultivo de pequenas hortas ou criação de plantas e flores variadas. Os pequenos cercados também impedem a entrada de crianças e animais domésticos, garantindo segurança ao pequeno jardim.
O gradil é uma peça vazada – repleta de furos – para também garantir a livre circulação de ar. Assim, é possível garantir uma boa iluminação e ventilação nos espaços. Em quadras esportivas, por exemplo, é importante criar uma atmosfera amena e refrescante.
O produto é vendido por diversos fornecedores pelo Brasil.