O lançamento histórico da primeira missão tripulada ao espaço da SpaceX, previsto para esta quarta-feira (27/5), foi adiado para o sábado (30/5). A operação foi suspensa devido às condições climáticas desfavoráveis. O foguete da empresa de Elon Musk deve partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida às 16h22 (horário de Brasília). A bordo da espaçonave estarão dois astronautas da NASA.
A missão SpaceX Demo-2 da NASA é o primeiro lançamento com astronautas da espaçonave SpaceX Crew Dragon e do foguete Falcon 9 para a Estação Espacial Internacional, como parte do Programa de Tripulação Comercial da agência. O voo de teste serve como uma demonstração completa do sistema de transporte da tripulação da SpaceX.
O lançamento de Behnken e Hurley de ontem foi cancelado devido ao clima e agora está programado para as 16h22 (horário de Brasília) de sábado, 30 de maio, a partir do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy. Uma nova era dos voos espaciais humanos está prevista para começar quando os astronautas americanos mais uma vez lançarem um foguete americano, do solo americano à órbita baixa da Terra pela primeira vez desde a conclusão do Programa de Ônibus Espaciais, em 2011.
- NASA oferece uma viajem gratuita pelo universo
-
Missão Impossível? Tom Cruise se une à NASA para gravar filme no espaço
Em 2014, a SpaceX assinou um contrato de US$ 2,6 bilhões com a agência espacial dos EUA para concluir seis dessas missões. A ideia é que esses veículos particulares acabem com a dependência da NASA de utilizar a sonda russa Soyuz para levar seus astronautas ao espaço. Jim Bridenstine, administrador geral da NASA, classificou o lançamento como “um grande momento”.
A cápsula Crew Dragon estava prevista para chegar à Estação Espacial Internacional nesta quinta-feira (28/05). O tempo de permanência dos dois astronautas por lá ainda não foi definido, a missão pode durar entre 30 dias e quatro meses. O lançamento da missão poderá ser acompanhado ao vivo pelo site da NASA.
Com informações de: NASA