Inaugurada em 14 de Dezembro de 2014, o “Le Viaduc de Millau” (Viaduto de Millau) é hoje a ponte mais alta do mundo. Ela foi construída para facilitar a travessia do vale do rio Tam no sudoeste da França, perto de Millau. A ponte agora atravessa o vale no ponto mais alto, formando uma ligação entre Clermont-Ferrand, a região do Languedoc e a Espanha, tornando mais fácil o trajeto. Antes da ponte os veículos tinham que descer até o vale do rio, causando enormes congestionamentos, principalmente no verão.
Esta ponte foi projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Michel Virlogeux, sua altura alcança 343 metros mais alta que a torre Eiffel.
Ela foi erguida sob sete pilares de concreto armado, que sustentam o tabuleiro de 2460 metros de comprimento. Este, por sua vez, é formado por 8 trechos de aço e suportado por cabos estiados. É considerada a maior rodovia suportada por cabos do planeta, com peso total de 36 mil toneladas, 32 metros de largura e 4,2 metros de espessura.
Esta obra incrível teve um custo de 394 milhões de euros, onde foram usados 127.000 metros cúbicos de concreto, 19.000 toneladas métricas de aço e mais 5.000 toneladas métricas de aço pré-estirado para o estriamento.