Quando observamos um imenso navio no mar, nos vem uma pergunta: Porque o navio flutua na superfície e não afunda?
Porque isso acontece?
Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água.
Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.
Quando coloca-se um corpo totalmente mergulhado na água (ou outro líquido),duas forças atuam sobre ele: uma é o seu próprio peso ( P ) a outra é o empuxo ( E ).
E O QUE É EMPUXO?
-
Força que empurra, que atua como elemento de impulsão.
-
Pressão que se exerce lateralmente por parte de uma estrutura sobre outra.
Empuxo, é uma força vertical, dirigida para cima, que qualquer líquido exerce sobre um corpo nele mergulhado.
Mergulhando-se uma pedra em um líquido qualquer, temos a sensação de que ela parece mais leve, isto ocorre devido ao empuxo que “empurra” a pedra para cima e precisamos uma força menor para sustentá-la.
POR QUE OCORRE EMPUXO?
Ocorre empuxo porque a pressão do líquido na parte inferior do corpo é maior do que na superior.
QUAL O VALOR DO EMPUXO?
O valor do empuxo que a água exerce sobre um corpo nela mergulhado é igual ao peso da água deslocada pelo corpo.
O QUE É DENSIDADE?
Densidade é o termo usado na química para nomear a relação entre a massa de um determinado material e o volume que ele ocupa. Ficou difícil entender? Vamos explicar melhor. A densidade é usada para determinar quanto daquela matéria pode ser colocada em uma determinada unidade de volume. Por exemplo, vamos considerar o leite e o mercúrio. A primeira substância possui uma densidade menor do que a da segunda, de forma que podemos concluir que em um mesmo volume teremos mais matéria de mercúrio do que de leite.
Densidade ou massa específica de um corpo é a relação entre sua massa e seu volume.
A densidade nos dará a informação se a substância da qual o corpo é feito é menos compacta ou mais compacta. Unidade: g/cm3.
Substância |
Densidade |
Água |
0,997 g/cm³ |
Leite integral |
1,03 g/cm³ |
Álcool etílico |
0,789 g/cm³ |
Mercúrio |
13,6 g/cm³ |
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
AFUNDAR OU FLUTUAR
O que acontece se o peso do corpo é maior que o empuxo? (P>E)
A resultante dessas forças estará dirigida para baixo e o corpo irá afundar. Neste caso a densidade do corpo é maior que a do líquido.
E quando o peso do corpo é menor que o empuxo? (P<E)
Neste caso a resultante está dirigida para cima fazendo o corpo ir para a superfície do líquido. Ao emergir o corpo passa a deslocar menor volume de líquido e o empuxo sobre ele torna-se menor. No caso de um navio ele ficará em equilíbrio parcialmente mergulhado na água, fazendo com que o empuxo se iguale ao peso. A densidade do corpo é menor que a do líquido.
E se o peso do corpo for igual ao empuxo? (P=E)
Neste caso a resultante destas forças será nula e o corpo permanece em repouso no local que foi abandonado.Sua densidade é igual a do líquido. Se um submarino está em repouso no meio da água temos seu peso igual ao empuxo sendo a densidade média do submarino igual a densidade da água do mar.
Segundo Arquimedes, “a força de empuxo de um corpo imerso em fluído é igual ao peso do fluído deslocado”. Essa é a definição a força de Empuxo gerada por um corpo imerso em um fluído.
P = P atm + ugh
Sendo que:
P é a pressão em um certo ponto do líquido
P atm é a pressão atmosférica
u é a massa específica
g é a aceleração da gravidade
h é a profundidade do ponto de pressão P.
Quando o empuxo é maior que a força peso do corpo, a tendência é que o corpo suba com aceleração. Caso o peso seja menor que o empuxo, a tendência é que o corpo desça com aceleração e quando o empuxo é igual à força peso, o corpo tenderá a permanecer parado,ou seja, flutuando como o caso dos navios.