A montadora chinesa Geely desenvolveu em tempo recorde um filtro para a cabine do seu novo SUV Icon, com uma alta certificação de eficácia
A Geely, o primeiro fabricante de automóveis independente na RPC, é hoje uma marca tão jovem quanto prestigiada . A empresa foi fundada em 1986 como uma fábrica de geladeiras e condicionadores de ar, até que em 1994 começou a fabricar motocicletas e scooters. A produção de automóveis não começou até 1999. Em 2005, a Geely Automobile e a Daewoo assinaram um acordo para o desenvolvimento conjunto de veículos na Ásia e, em 2009, a Geely comprou a Volvo sueca da Ford. Atualmente, a marca é referência em qualidade e tecnologia e distribui veículos no resto do planeta há vários anos.
Essa vanguarda em desenvolvimento colocou-o um passo à frente – ou vários – diante da ameaça do coronavírus: um modelo da Geely, o Icon, é o primeiro a oferecer um filtro de partículas que impede que certas bactérias entrem na cabine que nenhum outro modelo pode filtrar.

O novíssimo SUV de luxo chamado Icon, lançado pela gigante chinesa há algumas semanas, é o primeiro veículo a ter um certificado de filtro de ar N95 . Isso implica que o sistema pode capturar 95% das partículas de 0,3 mícron antes que elas entrem na cabine.
Na verdade, o vírus que causa o Covid-19 é menor que 0,3 mícrons de diâmetro (médias entre 0,06 e 0,14 mícron), mas, como é transmitido por gotas respiratórias, as partículas que o transportam são grandes o suficiente para ser filtrado pelo N95. Segundo Geely, o sistema de purificação trabalha em conjunto com o ar condicionado para isolar e eliminar elementos nocivos na cabine, incluindo bactérias e vírus.

Embora o Icon tenha sido lançado em outubro de 2019, o que a Geely conseguiu foi projetar e implementar esse novo sistema inteligente de purificação de ar com certificação N95 em tempo recorde .
Este SUV de luxo é 100% tecnológico: possui um interior projetado em Barcelona com duas telas interativas de 10,25 polegadas, um painel de informações imenso e atraente e um console central muito futurista. Assim que foi colocada à venda, a marca recebeu mais de 30.000 reservas do modelo , algo sem precedentes na curta história da Geely.
Com um motor híbrido e sistemas de direção semi-autônomos, o Icon é equipado com um motor a gasolina de três cilindros e turboalimentado de 180 cv a 1,5 litros. Seu preço para o mercado chinês está em torno de 115.800 a 128.800 yuan, o que equivale a 15.000 e 16.800 euros.

O modelo, que no momento só será vendido na China, é o primeiro de uma família de veículos que começará a ser fabricado com essa tecnologia. Conforme anunciado pela própria empresa sediada em Xangai, todos os seus futuros veículos serão equipados com o Sistema Inteligente de Purificação do Ar (IASP). Para fazer isso, há algumas semanas, o presidente e CEO da Geely anunciou um investimento de 370 milhões de yuans chineses (cerca de 52 milhões de euros) para desenvolver carros que purificam o ar e filtram vírus .
Uma solução em tempo recorde que entra no estágio de demonstração de sua eficácia.
1 comentário
Pingback: Brasil trabalha no desenvolvimento de teste para detectar coronavírus em um minuto - Mundo Engenharia