Em tempos de guerras pelo mundo, desperta o interesse em saber-se como encontra-se o sistema de defesa brasileiro. Desse modo, vamos falar um pouco do sistema Astros, que tem a previsão de termino em 2023 e possui como função principal equipar a força terrestre com um sistema de misseis e foguetes de alta tecnologia, lançados a partir das plataformas das viaturas do sistema, capaz de atingir alvos entre 15 e 300 km.
O sistema Astros foi idealizado e elaborado pela brasileira AVIBRAS, sediada em São José dos campos (SP). Tem por objetivo conceder ao exército brasileiro meios capazes de realizar a dissuasão extrarregional, com um apoio de fogo de longo alcance e de elevada precisão e letalidade. Foi iniciado no ano de 2012 e além de contemplar projetos de pesquisa e desenvolvimento, de aquisição e modernização de viaturas, prevê construções de instalações de Organizações Militares.

O sistema prevê o desenvolvimento e o fornecimento do míssil tático de cruzeiro (MTC), do foguete guiado, de novas viaturas lançadoras, renunciadoras, de comando e controle, meteorológicas e de apoio ao solo, do projeto de engenharia, dos testes de voos, dos protótipos, da definição de insumos agregados com elevada tecnologia e da pintura com baixa resolução.
A tecnologia possibilita a realização do lançamento de todos os foguetes da família ASTROS e do míssil tático de cruzeiro de 300 km, a partir das viaturas lançadoras versões MK6 e MK3-M. Além disso, permite a preparação para a realização do tiro, desde o recebimento e análise da missão, o comando e controle, a trajetória de voo, até o controle de danos.

O sistema Astros 2020 elabora projetos arquitetônicos e de engenharia, bem como a coordenação dos trabalhos de implantação das Organizações Militares (OM), relacionadas ao emprego da artilharia de mísseis e foguetes do Exército Brasileiro, e de Próprios Nacionais Residenciais (PNR) na Vila Militar, em Formosa/GO.
Viaturas do Sistema ASTROS
O sistema adquiriu viaturas ASTROS, versão MK-6, para a composição do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, localizado no Forte Santa Bárbara (FSB), em Formosa/GO. Contempla, também, a modernização de viaturas das versões MK-2 e MK-3, para colocá-las no mesmo patamar de funcionalidade e operacionalidade das viaturas MK-6.

Algumas Características do sistema Astros 2020
- Alta mobilidade
- Alta capacidade de saturação
- Aerotransportável
- Multicalibre
- Emprego em artilharia de campanha e defesa de litoral
- Suporte logístico integrado
Míssil Tático de Cruzeiro – MTC 300
O projeto do MTC 300 para o sistema ASTROS, visa alcançar distancias de 300km, a fim de atender aos conceitos de letalidade seletiva e proteção, entregando Produtos de Defesa (PRODE) de elevado valor tecnológico. Inclui, ainda, o desenvolvimento de Viatura Unidade de Apoio ao Solo (UAS).
Foguete Guiado SS – 40 G
Desenvolvimento do Foguete Guiado para o Sistema ASTROS, atendendo aos conceitos de letalidade seletiva e proteção, entregando PRODE de elevado valor tecnológico.
Fonte: Avibras