O que são pré-moldados?
Entre os diversos materiais de construção disponíveis, os pré-moldados de concreto são bastante populares em diversas obras. Além de serem produtos bastante viáveis do ponto de vista técnico, também são uma opção bastante econômica que garante benefícios como rapidez, qualidade e durabilidade.
O pré-moldado é um material de construção fabricado por meio da colocação de concreto em um molde. Ainda no molde, esse concreto é levado para ser curado em uma área controlada que irá garantir a qualidade da peça.
Quando pronto, é transportado para a área da construção para ser utilizado. Ele oferece um processo mais rápido, seguro e acessível do que o concreto comum, que é preparado diretamente no local da construção.
Veja Também:
Apesar de ser comumente utilizado em obras de grande porte como pontes, edifícios e viadutos, o material está cada vez mais presente em projetos menores, como casas pré-moldadas ou edifícios pequenos. O uso do pré-moldado também é muito comum, por exemplo, na construção de estacionamentos, escritórios e escolas.
Qual a diferença entre pré-moldados e pré-fabricados?
É muito comum as pessoas fazerem confusão entre o pré-moldado e o pré-fabricado. Apesar de serem materiais semelhantes, têm algumas diferenças fundamentais.
Em primeiro lugar, tanto os pré-moldados de concreto quanto as estruturas pré-fabricadas têm a modelagem feita em um ambiente fora do local da construção da estrutura. A principal diferença é que os pré-moldados são feitos em um local do próprio empreendimento, tendo um controle de qualidade menos rigoroso.
Geralmente, a inspeção do material é feita por órgãos especializados ou profissionais da própria empresa.
São eles os responsáveis por garantir que tudo foi fabricado de acordo com o estabelecido nas normas ABNT NBR 14.931:/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento, e a ABNT NBR 12.655:/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.
Já os pré-fabricados são produzidos industrialmente, com um controle de qualidade bem mais rigoroso e sob determinações normativas que são avaliadas em um laboratório.
As peças pré-fabricadas normalmente devem ser identificadas com a data de fabricação e o tipo de ação e concreto usados na sua fabricação. Além disso, deve haver uma inspeção desde o transporte até a hora da montagem.
A definição de pré-moldado e pré-fabricado é estabelecida pela norma ABNT NBR 9.062/2017 – Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado, da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Tipos de estruturas pré-moldadas de concreto para construção
Sem dúvida alguma, a construção é o setor que mais se beneficia das estruturas pré-moldadas de concreto. Algumas das estruturas fornecidas são:
- Blocos de concreto – Cumprem a mesma função dos tijolos, sendo sua aplicação dar sustentação a paredes e muros. Devido à sua robustez, resistência, baixo desperdício e agilidade propiciada à execução de projetos, são hoje os mais usados nas construções.
- Telhas de concreto – Adaptam-se bem a qualquer projeto arquitetônico, podendo ser entregues em diversas cores, além da durabilidade e resistência à ação do sol, do vento e da chuva.
- Estacas de fundação – É o material usado para sustentar toda a estrutura da construção, instaladas por meio de um processo de prensagem ou vibração.
- Lajes de concreto – É uma opção elegante, resistente, customizável e fácil de executar.
- Bases de concreto para caixa d´água – Estão substituindo a famosa caixa d´água no telhado, otimizando espaço e reduzindo a carga sobre a laje.
Estruturas operacionais
As estruturas pré-moldadas de concreto também se aplicam a dar sustentação à operacionalização do dia a dia das pessoas.
- Postes padrão de concreto – São utilizados para dar sustentação a redes elétricas públicas e locais, sustentação de antenas e suporte a cercas de proteção de propriedade.
- Tubos e manilhas de concreto – Material largamente utilizado em sistemas de água e esgoto. São produzidos em diversos moldes para atender aos sistemas de águas residenciais e públicos, tratamento de esgoto e dejetos industrial.
- Materiais para fazendas – O setor rural se utiliza vastamente das estruturas pré-moldadas de concreto, criadas para oferecer estrutura e facilitar a operacionalização da atividade econômica, principalmente em fazendas de pecuária. Entre as estruturas fornecidas estão os mata-burros, cochos para confinamento, currais inteligentes, estacas para cerca, bebedouros e cochos para sal.
Veja Também:
Acabamento
Você pode até nunca ter ouvido falar em pisos intertravados, mas certamente já os viu muitas vezes. Eles estão em calçadas, praças, garagens, estacionamentos, ciclovias e diversos ambientes.
Além da durabilidade e resistência, são projetados para facilitar a drenagem de água, evitando, em caso de enchentes, a impermeabilização do solo. Além disso, são antiderrapantes, o que lhes confere a segurança como atributo.
Estruturas pré-moldadas
Imagine você conceber um projeto estrutural e poder contar com um parceiro que fabrique todos os elementos dessa estrutura e já os entregue prontos, padronizados, apenas para serem montados.
Essas são as estruturas pré-moldadas. O fabricante entrega prontas vigas, lajes, pilares e outros itens. O produto dessa modalidade de estruturas pré-moldadas de concreto é agilizar, economizar tempo, material, mão de obra e custo com limpeza dos canteiros de obra.
Lazer
As estruturas pré-moldadas de concreto estão presentes também no lazer da família. Você já ouviu falar das churrasqueiras pré-moldadas de concreto? Elas são práticas, fáceis de montar, customizáveis e permitem mudanças no ambiente. Sem contar que permitem que você escolha o revestimento e as deixe do seu jeito.
Quais as principais vantagens para a utilização dos pré-moldados?
O crescimento da popularidade dos pré-moldados veio graças aos benefícios que se aplicam a construções de todos os tipos e tamanhos. Confira, a seguir, quais são as vantagens de usar esse tipo de material na sua construção:
Custo
O concreto pré-moldado, além de ser produzido em fábricas com um alto controle de qualidade, é um material barato. Só é preciso ter cuidado para não comprometer a qualidade do produto final reduzindo os custos ao máximo. Procure sempre fabricantes que irão entregar um produto final de qualidade.
Agilidade na construção
Com o pré-moldado, é possível construir tudo com muito mais agilidade. Como as peças são feitas em um local separado, é possível construir várias simultaneamente, diferente de uma construção comum.
O último andar de um edifício já pode estar sendo produzido na fábrica enquanto a sua base ainda nem foi iniciada. Após construída, basta deixar a peça armazenada em local apropriado até o momento da instalação.
Alto controle de qualidade
Um dos benefícios mais importantes dos pré-moldados de concreto é o alto controle de qualidade da fabricação. Todas as peças são feitas em um local apropriado, plano, seguro e com um fácil acesso para todos.
Isso faz com que todo o processo possa ser executado com mais precisão, garantindo, assim, uma peça de altíssima qualidade com o formato e todos os detalhes corretos.
Versatilidade
As peças feitas de concreto pré-moldado oferecem uma grande versatilidade devido às diversas possibilidades de finalização, cores e formas especiais. Além disso, a capacidade de modelagem permite que arquitetos reproduzam com facilidade vários detalhes ou utilizem acabamentos com outros materiais, como pedras decorativas.
Sustentável
Por ser feito com matérias-primas naturais encontradas em abundância na natureza, como pedras, cascalho, areia e cimento, o concreto pré-moldado causa um menor impacto no meio-ambiente em comparação a outros materiais de construção.
Além disso, as estruturas feitas com ele podem ser quase completamente reutilizadas ou recicladas.
Durabilidade
É um material capaz de durar muitos anos. Como seu processo produtivo é mais cuidadoso em relação ao concreto moldado in loco, o produto final tem mais qualidade. Além de que, usualmente, as resistências de concretos pré-moldados são mais altas do que concretos usinados, por causa de seu projeto, o que proporciona maior durabilidade.
A maioria dos fabricantes de pré-moldados trabalha com orientações de design focadas na durabilidade das estruturas.
Agora que você já conhece o concreto pré-moldado e os principais benefícios desse material, fica muito mais fácil saber se é a melhor opção para a sua obra. Gostou deste artigo? Compartilhe nas redes sociais! Agradecemos pela leitura e até a próxima!
Créditos: Tecnosilbr e Concrenorte