Veja como funciona a serra copo, suas principais aplicações e características de uso
A serra copo é um elemento fundamental do universo da construção civil, marcenaria, serralheria e montagens diversas. É utilizada para a criação de furos de grandes diâmetros – diferentemente das brocas – em diferentes tipos de materiais, como madeira, metal, azulejo, etc. Para cada tipo de material é indicado um tipo específico de serra copo.
O que diferencia os vários tipos de serras copo são os materiais empregados na fabricação dos seus dentes. Normalmente a serra copo carrega o nome da sua característica principal, como por exemplo: diamantada; para aço rápido (HSS).
Quando estiver procurando por serras copo, irá encontrar no mercado os seguintes modelos:
Serra copo bi-metal
Indicadas para cortes em metais em geral e aço inoxidável, como chapas.
Serra copo multi (vídea)
Com este modelo de serra copo é possível realizar cortes em madeiras, placas de MDF, plásticos, e até gesso e tijolos.
Serra copo diamantada
Indicada para cortes de plásticos reforçados, concreto, mármore, granito, materiais mais resistentes e abrasivos.
Serra copo de tungstênio
Modelo indicado para serrar alumínio, azulejos, tijolos, cobre, zinco.
Serra copo tipo fresa
Indicado para cortar aço inox, ligas de aço e materiais reforçados.
Principais Aplicações
A serra copo é muito utilizada para furar caixas de luz, caixas de eletroduto, painéis elétricos, chapas de metal e madeira, gesso em instalações de forro, entre outros.
Basicamente é utilizada para criar furos para passar a fiação e instalar dispositivos diversos.
Ferramentas para uso conjunto
A serra copo é utilizada juntamente com uma furadeira. Para isso, é necessário a verificação do tipo de furadeira e sua capacidade.
No mercado existem diversos tipos de furadeiras, para uso pessoal (hobby), profissional e industrial. O tipo de furadeira afetará o desempenho do furo com a serra copo.
Outros dois elementos são necessários para realizar um furo com a serra copo: o suporte para a serra copo e a broca piloto.
Suporte de Serra Copo
O suporte para serra copo é o elemento que conectará a serra copo na furadeira. Sua base se encaixa na furadeira, enquanto seu corpo trava a serra copo e a broca piloto.
Broca Piloto
A broca piloto serve para manter a direção da serra copo durante o furo. Ela não deve ser utilizada para realizar o furo inicial no material. É necessário a criação de um “pré furo” com outra broca.
Outros Acessórios
Existem outros acessórios, não necessários, mas que podem facilitar os trabalhos com a serra copo: extensor de suporte, coletor de resíduos e ejetor de resíduos.
O extensor de suporte é utilizado em operações de furos profundos, como em peças grandes de madeira.
Já o coletor e o ejetor de resíduos, como seus próprios nomes indicam, servem para coletar e expulsar os resíduos gerados durante o furo. Quando a serra copo é utilizada ela produz diversos resíduos, também chamados de “cavacos” que podem ser de madeira, metal, etc. Tais acessórios facilitam a limpeza da serra copo e impedem o seu travamento por obstrução.
Furando com a Serra Copo
Realizar furos com a serra copo é fácil. Porém, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Confira um breve passo a passo que preparamos.
Pré-furo
Antes de furar o material com a serra copo, é preciso criar um “pré-furo” com uma outra broca. Este pré-furo serve apenas para direcionar corretamente a broca piloto – que por sua vez mantém a direção da serra copo.
Não realize o pré-furo com a broca piloto. Isso reduz sua vida útil e desgasta sua ponta (elemento principal para o direcionamento).
Encaixando a serra copo no suporte
Para encaixar a serra copo no suporte, basta inserir sua base através da broca piloto e rosqueá-la no corpo do suporte.
No suporte de serra copo existem dois tipos de encaixe: uma trava e uma rosca. A rosca segue o sentido giratório da furadeira enquanto a trava realiza o torque para que a serra copo não se solte.
Realizando o Furo
Mantenha a furadeira posicionada corretamente e inicie o furo. Cuidado com o excesso de pressão sobre o material a ser furado.
No caso de chapas de madeira mais fina, é aconselhado colocar outro material embaixo, para que não haja quebra o danos no furo devido ao solavanco.
Acabamento
Se necessário, dê o acabamento no furo. Lixe a peça levemente para retirar qualquer cavaco ou sobra de material.
Dicas importantes
Vale a pena prestar atenção em alguns detalhes:
- Para cortar metais é ideal utilizar fluído de corte, ele refrigera a serra copo, o que faz durar mais. Não utilize para cortar aço fundido, pois o líquido pode fazer com que trave e estrague sua serra.
- É importante estar atento a velocidade que vai colocar na furadeira para o corte, pode mudar de material para material e o diâmetro da serra copo. Se tiver dúvidas leia as instruções do fabricante. Ou comece com velocidade baixa e/ou o suficiente para cortar o material sem travar.
- Para a utilização em furadeiras portáteis, é preciso utilizar uma broca piloto, que ser como guia, garantindo o travamento do material que irá furar.
- Para a regulagem da broca piloto: ela deve ficar na altura dos dentes da serra copo, e inferior ao diâmetro do material a ser cortado.
- Verifique o corte da broca guia para não ter dificuldade para iniciar o furo. Uma punção ajuda e facilita a marcar o local adequado para o furo, o que vai garantir que a broca não escorregue.
- Utilizar uma madeira como apoio pode te auxiliar na hora do furo, não forçando a peça que está sendo furada.