ENGENHARIA CIVIL NA HISTÓRIA ANTIGA

457
Foto Google.

AS PIRÂMIDES DE GIZÉ

images (6)

A Necrópole de Gizé, também chamada de Pirâmides de GizéGuizé ou Guiza, é um sítio arqueológico localizado no planalto de Gizé, nos arredores do Cairo, Egito.

images (7)

 

Estas três majestosas pirâmides foram construídas como tumbas reais para os reis Quéops, Quéfren, e Miquerinos – pai, filho e neto. A maior delas, com 146,6 m de altura (49 andares), é chamada Grande  Pirâmide, e foi construída cerca de 2550 a.C. para Quéops, no auge do antigo reinado Egito.

piramides-de-giza320x240

 

A Grande Pirâmide, de 450 pés de altura, é a maior de todas as 80 pirâmides do Egito. Se a Grande Pirâmide estivesse na cidade de Nova Iorque por exemplo, ela poderia cobrir sete quarteirões. Todos os quatro lados são praticamente do mesmo comprimento, com uma exatidão não existente apenas por alguns centímetros. Isso mostra como os antigos egípcios estavam avançados na matemática e na engenharia, numa época em que muitos povos do mundo ainda eram caçadores e andarilhos. A Grande Pirâmide manteve-se como a mais alta estrutura feita pelo homem até a construção da Torre Eiffel, em 1900, 4.400 anos depois da construção da pirâmide.

293026590_Giza pyramids_Camel_Ride1

 

A maioria das teorias sobre a construção das pirâmides de Gizé é baseada na ideia de que as pirâmides foram construídas movendo enormes pedras de uma pedreira e arrastando e levantando-as até o lugar da construção.

02-piramides-carregando-blocos

 

Na construção das pirâmides, os arquitetos poderiam ter desenvolvido suas técnicas ao longo do tempo. Eles selecionaram um local em uma área de rocha relativamente plana, não de areia, que forneceu uma base estável. Depois de cuidadosamente examinar o local e estabelecer o primeiro nível de pedras, eles construíram as pirâmides nos níveis horizontais, um em cima do outro.

 

images (8)

Estima-se que foram necessários 30 000 trabalhadores ao longo de mais de 50 anos para construir a Grande Pirâmide. Foram usados mais de 2 000 000 de blocos de pedra, cada qual pesando em média duas toneladas e meia.

images (9)

 

Até hoje se especula como foi construída estas pirâmides, pois como uma obra tão grandiosa foi erguida numa época tão remota, cuja tecnologia era limitada?

Deixe uma resposta